A verdade é que a faculdade terá sempre muito a ganhar, principalmente os alunos, desde que para isso estejam unidos. E é com esse motivo que este movimento foi criado, de modo a atentar para os problemas que vão surgindo e unir os alunos de modo a combater os mesmos.
A Associação de Estudantes é o representante institucional dos alunos e deve por isso os seus representantes nunca cair numa desmotivação perante a apatia de certas actividades que possam ter sido ou venham a ser desenvolvidas.
As actividades devem centrar-se numa base de maior integração entre os diferentes alunos de cada ano.
As propostas para actividades deverão sempre incitar a que os alunos sejam mais activos e mais integrados na Faculdade.
Concordamos também que muitas das actividades que possam ser desenvolvidas não precisem de contar com o apoio de recursos económicos do Instituto Português da Juventude para que sejam realizados.
Partindo do departamento cultural que o Nuno referiu no comentário, a que pertence, pensamos que a organização de viagens como tem sido feita teria ainda mais a ganhar se organizassem conjuntos de pequenos grupos a visitas a ateliers, que decerto muitos arquitectos acederiam, e provocassem interactividade com os mesmos, com a organização de conversas informais. No principal ficará sempre a falta da organização de um encontro nacional de arquitectura. Acreditamos que toda a faculdade estaria bastante receptiva a isto e que a adesão dos alunos ultrapassaria qualquer expectativa. Uma organização de um evento que envolvesse faculdades do país inteiro para que fossem desenvolvidos temas em diferentes áreas, atentado na multidisciplinaridade necessária nos tempos actuais.
Multidisciplinaridade leva-nos ainda aos projectos Lidera. Poder-se-ia fazer uma organização de um dossier de análise sobre as propostas possibilitando o encontro de pontos semelhantes em diferentes projectos. Estes pontos em comum serviam de ponto de partida para a organização de actividades em conjunto com diferentes grupos, que decerto os elementos teriam muito interesse. O conjunto de opções de desenvolvimento de actividades, principalmente desenvolvidas por alunos da nossa faculdade, traria grande adesão, inclusivamente de outras faculdades, e possibilitaria a atracção de parceiros económicos para o desenvolvimento das mesmas.
A publicação das mesmas seria também muito interessante!
E aproveitando, o tema de adesão às actividades como maior dificuldade, temos o torneio de futebol em que aderiram no passado torneio cerca de 60 a 70 alunos. A divulgação do torneio deverá inserir-se no site da Associação, que deverá urgentemente de se actualizar. O torneio terá com facilidade 100 alunos que adiram, caso o torneio não sejam apenas uns joguitos às quartas de tarde em que o resultado nem se sabe se é 1-0 ou 15-0. Deveria ser criada uma estrutura desportiva mais interessante e competitiva associada com parceiros económicos como várias marcas desportivas e não só. E isto é bem mais fácil do que parece à primeira vista. E deverá ser feito já para o próximo torneio estas alterações. Será também muito mais interessante a fase final do torneio integrar equipas de torneios de futebol vencedoras em outras faculdades, como por exemplo de arquitectura.
E como foi dito já anteriormente, o site deverá ser actualizado. E para isso ainda lhe falta muita informação, e deverá estar sempre disponível para que os representantes da AE o actualizem. Acreditem que o interesse crescerá.
Já que falamos em informação e actualização deveria ser criado um jornal em que os participantes de cada edição nunca fossem os mesmos 2vezes consecutivas e permitir a integração e participação de alunos de diferentes anos na organização em actividades como estas desenvolvidas pela AE. Teríamos assim uma aproximação mais directa a todos os alunos, permitindo uma comunidade muito mais informada!
De informação para a livraria, deveria esta tornar-se mais activa. Deveria também estar a par dos livros pedidos pelas unidades curriculares de modo a que estejam disponíveis quando exigidos e seja possível passar os 20% de desconto, que é possível.
E visto o post estar a tornar-se bastante extenso, e já bastante sintetizado, cortando algumas ideias, finalizámos no pedagógico.
A informação do processo Bolonha nesta fase de transição deverá estar sempre disponível o responsável para o esclarecimento e caso seja necessário organizar reuniões como foi feita esta semana que passou para o 5ºano, neste caso sobre a dissertação.
Deverá haver um contacto constante com os representantes de cada ano e ainda os delegados de turma para que os problemas que venham surgindo sejam discutidos, como é o exemplo da ocupação das salas, os horários dos diferentes espaços pouco adequados para os alunos e a cantina, e possam ser integrados nos tópicos a discutir em assembleias-gerais.
Para que os alunos se tornem mais activos, mais atentos aos problemas e mais unidos na resposta aos mesmos é necessário criar uma estrutura possível para isso, que acontece muito facilmente com uma AE predisposta a isso. Predisposta a ultrapassar qualquer apatia e não culpando os alunos pelo desinteresse mas sim numa procura sobre os elementos de atracção dos mesmos.
sábado, 25 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Como já disseram anteriormente, acho que nem sempre se trata de apatia por parte de quem organiza, mas sim apatia do publico alvo. Mas esperavam o que? Somos alunos de arquitectura e bem sabem o quão dificil é termos um pouco tempo para nós proprios, qt mais para actividades... Eu propria já perdi a conta ás vezes em que perdi conferencias interesantes na faculdade, ou outras actividades porque tinha que trabalhar para projecto ou para outra coisa qualquer...
Como diria o Graça Dias, mais nos valia andar em gestão de empresas; decerto teriamos tempo de sobra para as boas e menos boas actividades na faculdade.Assim como os organizadores das actividades teriam mais tempo para se dedicar a isso.
Não me alongo no comentário a este post... Mas não posso deixar de assinalar que acho errado ter a moderação de comentários activada dada a natureza deste blog. Se podes e queres divulgar a tua opinião deves permitir que outras pessoas também tenham possibilidade de o fazer.
A moderação existe porque há sempre pessoas que gostam de usar nomes como "anónimo" e dizerem tudo o que lhes apetece, inclusivamente insultos.
Quanto à moderação existiu apenas em 2 casos em que foi recusado, e essas pessoas perceberam que não valia a pena insistirem.
Mas pronto, até a moderação já incomoda as pessoas...mais alguma coisa além dos outros mil incómodos?
Parabéns,
continuem a lutar pelos nossos direitos.
Abraço e bom trabalho
''A moderação existe porque há sempre pessoas que gostam de usar nomes como "anónimo" e dizerem tudo o que lhes apetece, inclusivamente insultos.''
Pelo teu último comentário pensava que não ias aceitar mais mensagens anónimas. ou aceitas apenas as que te convém? Será isso verdadeira democracia? ou é uma nova concepção de democracia que o movimento quer para a faup? por favor explica a todos qual é esse novo conceito aplicado à tua ideia de movimento na faup.
Simplesmente não aceitamos insultos no blog, que são bastante fáceis de fazer principalmente quando se faz passar por anónimo. Agora se diz o nome ou não em comentários...
P.S. Podias ter escrito o teu último comentário em anónimo. Teríamos aceitado. Quanto ao movimento é a FAUP em causa, principalmente os alunos, não coisas mesquinhas que queres trazer para aqui. Mas pronto o teu post está publicado. Esperemos dos próximos mais criatividade.
a moderação de comentários também me incomodou um pouco. ainda que insultos sejam publicados, quem dará crédio a fulano-tal que para além de falta de capacidade para argumentar não assina o que escreve?!
Joana Coutinho
A mim não me interessa se vão aceitar ou recusar este comentário, mas que seja lido por vocês já me é suficiente!
A axociação não precisa de pessoas que falem do que é preciso ou não! Na axociação sabe-se o que é importante e não são alunozecos que se lembram do que é preciso que vêm dizer.
Se sabem tanto queria vos ver um dia a fazer melhor!
Nem nós temos usado a associação, visto a inoperância da mesma. Tanto em nos apoiar em casos tão importantes como Bolonha ou integração em actividades desportivas ou culturais.
Somos nós os "alunozecos" que não aceitámos as circunstâncias e criticamos o existente com propostas para o actual.
Mas não são pessoas como tu, em representação de outras, que tentámos unir para contrariar o estado actual.
O moderador deste blog tem nome ou é também um anónimo? sugiro que se diga o nome. Acho que era de bom senso, porque se tivessemos dúvidas na faculdade iamos falar contigo.
continuas a vetar os comentários em que peço para revelares a tua identidade. que vergonha!
Basta uma hora em que os comentários não tenham sido aceites para sermos nós que vetámos e rejeitamos o imaginário. Poupem-se a isso...
Quanto ao que dizes de teres dúvidas, tens a associação no torre F, o conselho directivo a secretaria e ainda o conselho pedagógico para te tirar qualquer dúvida já que és tão defensora do bom sistema existente na faculdade.
Esperemos é que não seja uma pergunta pedagógica...
Enviar um comentário