Depois de tantas criticas e dúvidas acerca dos objectivos que o Movimento FAUP poderia fazer, eis que se dissipam.
Uma semana após a criação do mesmo, a Associação, que pelos vistes tornou-se no tema privilegiado deste blog, marcou a mesma com o lançamento de diversas actividades nada recreativas. As aulas de apoio dos alunos do 4º ano aos do 3º, que nos surgem algumas dúvidas quanto ao resultado, é com certeza uma boa iniciativa, a equipa de voleibol, esquecida, volta, e a realização da 2ªfeira.
Nunca antes três actividades organizadas pela AEFAUP tinham saído simultaneamente e de tal importância. Realça-se das actividades já realizadas, o torneio de futebol, que não chegou a ser finalizado, os concursos para a queima, o novo espaço por cima do bar e as viagens (ex: Zumthor ou Madrid). A Associação duplica quase o número de actividades realizadas neste último mês de mandato em relação ao ano todo.
Surgem no entanto algumas dúvidas acerca das mesmas.
Nas aulas de apoio de cad de alunos do 4º ao 3º surgem dúvidas quanto à operatividade do mesmo. A contratação de uma ou duas pessoas qualificadas com uma aula de apoio por semana seria o mais indicado. Quanto aos recursos económicos, não seria o problema, visto as actividades realizadas da AE até agora não terem implicado custos que possam ter causado uma descida na conta bancária da AE. A não ser que um relatório de contas nos traga surpresas.
A equipa de voleibol surge como uma desculpa por se terem esquecido da mesma durante o ano todo (quase todo) e abrem as inscrições para uma nova equipa. É também uma tentativa de o departamento desportivo tentar apagar da memória os maus resultados de um torneio fracassado realizado este ano. Surpresa é, quando o desportivo em desespero lança esta actividade que não poderá fazer muito, visto sair no final do ano. Isto afinal é um “faz de conta que fiz...”
A 2ªFeira surge do departamento mais activo da AE. As instalações. Continuam o bom trabalho. Nada a dizer.
Quanto a estas actividades apressadas para a sua realização, fica ainda a faltar muito para um cumprimento de um programa extenso e pouco realista.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
14 comentários:
Só tenho uma coisa a apontar/esclarecer: a equipa de volei (não esquecida o ano passado porque eu mesma participei nela) é este ano responsabilidade e iniciativa individual de uma aluina do 2º ano, já que a anterior "responsável" está neste momento a frequentar erasmus e eu própria me lesionei. Portanto, de 6/7 interessadas em praticar volei, passaram a 4/5 pessoas.
Acho que concordam que o início do ano lectivo (sim, porque ainda estamos no início da marcação de torneios e etc) é ideal para atrair novas atletas interessadas na modalidade.
Diana Sousa
"A equipa de voleibol surge como uma desculpa por se terem esquecido da mesma durante o ano todo (quase todo)"
Isto é o que está escrito no post e não nos referimos ao que existiu o ano passado, como tu falas, porque isso sabemos nós.
Quanto ao resto não interessa se é uma aluna do 2º do 4º ou 1ºano. Interessa é que existam essas actividades que promovam o desporto, como neste caso, e outras actividades.
Agradecemos as informações adicionais por ti dadas e felicitámos o renascimento da actividade que terá com certeza muito mais alunas interessadas que as 4/5 já envolvidas
Não me chateia, nem sequer incomoda o facto de haverem pessoas com sentido crítico e vontade de fazerem mais e melhor.Isso é sim, uma motivação!
Sinceramente, falando por mim e pelos meus colegas na associação envolvidos, não há receios em relação á vossa opinião e ponto de vista acerca dos problemas que a faculdade e a AE enfrentam.
Assumindo eu, responsabilidades por actividades que não foram feitas, sobre as quais não quero apontar motivos ou desculpas para a sua não-realização, tenho a dizer que a actual AE é a mais activa e preocupada com os interesses dos alunos desde que entrei para a faculdade. Verdade ou não, é só a minha opinião.
Falando agora da AE, e no que me toca a mim, do dep. Cultural, o maior obstáculo e problema com que eu e os meus colegas nos deparamos, foi a apatia. Apatia que por vezes, me tomou, quase sempre depois da desmotivação provocada por algo que correu menos bem.
O ciclo de cinema "Cidades do Futuro" teve uma média de cinco espectadores por sessão. Motivos para tal?
Desconheço.
O concurso LomoChurrasco, divulgado pela embaixada Lomográfica do Porto,em que a FAUP teve a honra de se ver integrada no maior concurso fotográfico organizado por esta entidade (LOMOPORTO), teve se não me engano 4 participantes, ou algo muito parecido.
O concerto dos Norte-Americanos OFF MINOR, integrado na sua tour mundial de três meses que passou por paises como Austrália, Indonésia, Japão, Alemanha, Inglaterra e muitos outros, teve cerca de 150 pessoas no seu auge, enquanto que a média de assistência de um churrasco ronda as 400 pessoas, minimo!
Desse mesmo cartaz faziam parte os Adorno, banda nacional oriunda de Lisboa, que já fez também inumeras incursões Europeias e a banda Johnny Blaze da qual o guitarrista é aluno da FAUP.
Visita á exposição de Le Corbusier ao CCB, levou um autocarro cheio de gente e quem visitou a ARCO com a AE pagou zero. sweet.
Workshop de Arq. sustentável apoiado pela AE, levado a cabo por alunas da Faculdade, foi mais uma vez um sucesso.
A apatia como podem ver, nem sempre vem da AE como vocês tanto fazem crer. A apatia muitas das vezes vêm daqueles para os quais as actividades são destinadas.
Admito que a programação cultural deveria ter sido melhor, apesar de orgulhoso com o que de diferente se fez, e triste pelo desinteresse de muitos.
Ah, lanço o repto para que simultaneamente á escrita activa neste blog, a cooperação com a AE em prol dos estudantes e da fac,seja ela uma realidade e não somente especulação interactiva e digital levada a cabo pelos membros deste blog. Retiro qualquer motivação prejurativa na frase anterior.
Participem.
Nuno Sousa
se querem unir os alunos comecem por tentar propor soluçoes e ideias e deixam de denegrir a imagem da associaçao. este movimento está a piorar a sua postura a cada post: só atacam sempre os mesmos. a faup nao é um mar de rosas e concerteza voces teem ideias... mas nao estao a contribuir.
ana sofia
http://www.fap.pt/index.php?ch_site=desporto
Penso que, ao atentar na data definida no cartaz da FAP (entidade organizadora dos torneios desportivos), dará para perceber, sem margem para qualquer dúvida, que a "súbito" ressuscitar da, por alguns considerada "moribunda", equipa de vólei, nada tem a ver com o surgimento do Movimento F...
Penso que todo e qualquer esforço no sentido de melhorar o que quer que seja é sempre bem vindo, agora antes de se falar, ou mais ainda, atacar e acusar, é de bom tom saber sobre o que se está a falar... Só assim se ganha credibilidade e se evita dizer asneiras!!
Cumprimentos!
Sim, as inscrições tiveram início a 19 Out 2008.
E porque apenas o torneio da FAP aparece agora, é que a equipa volta? E porque já não deveria estar a ser organizado anteriormente a preparação da equipa? só agora após a abertura das inscrições? porque se preparavam para esquece-la outra vez...
Então porque não também uma equipa de basket, ou de futsal como também existem nas inscrições?
E como dizes " Só assim se ganha credibilidade e se evita dizer asneiras!!", podias também ter evitado.
"Surpresa é, quando o desportivo em desespero lança esta actividade que não poderá fazer muito, visto sair no final do ano. Isto afinal é um “faz de conta que fiz...”.
O meu post baseou-se nesta frase vossa! A meu ver as inscrições para a equipa de vólei só saíram nesta altura pois também só agora é que as inscrições foram abertas pela entidade organizadora dos torneios e não por desespero da Associação! Penso ser de fácil compreensão...
"E porque já não deveria estar a ser organizado anteriormente a preparação da equipa? só agora após a abertura das inscrições?"
Quanto a esta afirmação pouco posso dizer pois não faço ideia se estava ou não a ser organizada anteriormente e por isso mesmo, e para não dizer parvoíces, também não posso eu, nem vocês, afirmar que a equipa estava para ser "novamente" esquecida. Vocês sabem que ia ser esquecida?? É que especular qualquer um consegue...
Penso que mesmo que a equipa estivesse para ser esquecida, como se verificou, tudo se inverteu, logo, a Associação promoveu mais uma actividade... Afinal, para vocês só contam as actividades que são planeadas com "n" tempo de antecedência?? É que se assim for qualquer rasgo de imaginação que surja à última da hora não tem valor nenhum! Em projecto também desvalorizam as ideias que têm na véspera da entrega e que são ainda possíveis de aplicar??
"Então porque não também uma equipa de basket, ou de futsal como também existem nas inscrições?"
Mais uma vez não vou especular... Só a Associação nos poderá responder o porquê! Talvez se tenham esquecido...
Já agora pergunto ao Movimento Faup: porque não reivindicaram uma equipa de Futebol de 11 ou Andebol? Esqueceram-se??!!
Já que estou numa de perguntas deixo uma à própria FAP: porque não equipa de futebol de 11 masculina e feminina? Porque não equipa de Andebol masculina e feminina? Também se esqueceram??!!
Cumprimentos!
"É que se assim for qualquer rasgo de imaginação que surja à última da hora não tem valor nenhum! "
O voleibol já está inventado há muito.
Aparecer novamente a equipa voleibol após um ano não se trata de especulação. Trata-se de evidências.
E quanto à quantificação e qualificação das actividades que falas nós temos uma posição bastante diferente em relação à interpretação das mesmas.
Fazer uma actividade ou duas ou dez não interessam para nada, porque numa única actividade pode-se desenvolver tudo aquilo que foi feito em 10. As actividades pensadas hoje ou ontem, ou de há 5 meses atrás só implica uma coisa, preparação. Mas de preparação de nada nós sabemos nem interessa desde que as actividades tenham os resultados esperados.
Agora há uma pequena diferença em relação a tudo isto e já que comparas a um projecto de arquitectura assim seja. Uma circunstância do projecto quando dada e que nos possibilita a realização de algo pressupõe que trabalhemos sobre isso de modo a atingir os objectivos propostos. Agora tudo muda quando essa circunstância não interessa para nada durante um certo tempo e nos dizem, chumbas se não trabalhares sobre isto. Aí é que prestamos verdadeira atenção à circunstância que sempre existiu, porque nos arriscamos a que o projecto seja avaliado negativamente. A circunstância é neste caso o voleibol. O projecto...o projecto foi o que a Associação de Estudantes se propôs no inicio do ano, com o objectivo de “devolver a associação aos alunos”.
Veremos a avaliação final.
relativamente ao desportivo, pelo qual dou a cara, gostava de salientar alguns detalhes que, na minha opinião, fazem (toda) a diferença.
1º: o volei nunca esteve esquecido. alias, mais do que nao estar esquecido, foi preparado por mim e pela joana torres desde a primeira semana de aulas com o intuito da equipa participar nos CAP's. as inscriçoes abriram no dia em que o fax da fap chegou e os cartazes foram colocados nessa data.
2º: durante o ano passado a equipa teve todo o apoio que necessitou e pediu. os treinos foram pagos integralmente pela ae e a equipa mudou de instalações para o cdup na semana em que pediu para que tal acontecesse; quando precisaram de cartazes para chamar atletas de outras faculdades aos seus treinos, eu mesmo os colei. durante semanas treinaram apenas 4/5 atletas: o curso provoca fases assim, no entanto continuaram a ter o pavilhao sempre disponivel e poderão, melhor que ninguem, dizer se lhes faltou alguma coisa.
gostava de saber porque que o volei é rotulado de "esquecido". acho que é prejurativo para mim em nome da ae e, acima de tudo, para as atletas.
3º: equipas de outras desportos. é uma questão pretinente.
na primeira semana de aulas, a joana torres apresentou me uma proposta para criar/manter uma equipa de volei feminino. assim foi. está inscrita e vai participar nos CAP's; teve e tem o total apoio da ae.
mais ninguem apresentou qualquer tipo de proposta na ae para a criação de uma equipa de qualquer desporto.
isso não deve ser da autoria da ae? a resposta é nao. deve ser dado apoio economico, logistico e infraestrutural, no entanto deve existir na sua genese um grupo de alunos interessados em manter essas equipas. porque? porque a ae nao tem condiçoes para realizar captaçoes para equipas de 8 desportos diferentes e para gerir essas equipas sem qualquer estudante envolvido activamente nas mesmas. é uma utopia pensar que isso seria possivel.
como poderão compreender está mais em causa do que "inscrever" equipas; fazer para se dizer que se fez é errado.
4º: o torneio de futebol do ano passado.
ao contrário do que é referido, foi finalizado. foram jogadas 7 jornadas. o facto de na ultima ronda apenas 2 equipas estarem disponiveis levou-as a vencer os respectivos jogos por falta de comparencia. os resultados do torneio foram fixados no vidro da ae, nessa semana tal como no final de cada jornada.
todo o processo do torneio passou por mim e posso por isso dizer que o que está escrito no post é falso.
no ano passado houve um torneio de futebol a serio na faup. em 4 anos que lá estou foi a primeira vez.
podia ser melhor? esperemos que sim. apresentem as vossas propostas; estou receptivo.
gostaria de saber em que esteve o desportivo assim tão mal, agora que está aqui reposta a verdade das coisas. um pedido de desculpas não ficava mal.
filipe magalhaes
O voleibol afinal sempre teve tudo. Surpresa para todos.
Maior surpresa quando dizes, “mais ninguém apresentou qualquer tipo de proposta na AE para a criação de uma equipa de qualquer desporto.”
Porque é que houve uma proposta de uma equipa de futsal com tudo preparado para ser inscrito semana passada e não o foi? ...
E sendo tu responsável pelo desportivo, onde está o basket que havia nas propostas no inicio do ano? E se vires bem,tinhas escrito “misto” na equipa de voleibol, mas tudo muda...
Pedidos de desculpas? ... Não vale a pena andarmo-nos a enganar uns aos outros. Sejamos verdadeiros...
No entanto ficámos a saber que para qualquer tipo de proposta não deve ser a AE a desenvolve-la...ela apenas dá apoio económico, logístico e infraestrutural como o Filipe diz... para isso então que seja um economista o presidente da AE. Desde que dê o guito e ajude a organizar está feito.
E como dizes, “agora que está aqui reposta a verdade das coisas”, tens a oportunidade de repor afinal o que é mesmo verdade.
'No entanto ficámos a saber que para qualquer tipo de proposta não deve ser a AE a desenvolve-la...ela apenas dá apoio económico, logístico e infraestrutural como o Filipe diz... para isso então que seja um economista o presidente da AE. Desde que dê o guito e ajude a organizar está feito.'
Se funcionar assim temos a melhor AE de todos os tempos... Se tenho uma ideia e me dirijo a AE espero que ela me ajude logistica, económica e infraestruturalmente, porque a ideia e a vontade de a deselvolver já eu tenho! Não estou a espera nem quero que os outros façam por mim algo que eu idealizei!
A AE deve ser um corpo aberto a novas ideias e disposto a ajudar os estudantes nas suas propostas. Não tirar-lhes qualquer esforço e iniciativa ao fazer 'a papinha toda' por eles... A iniciativa está em 70 a 80% da parte dos estudantes e não da AE... Da AE espera-se que seja o alicerce que sustenta a ideia, nos níveis que já referi.
é lamentavel a quantidade de distorção a que os comentarios estao sujeitos. nao acho que a vossa posição saia a ganhar.
nenhuma equipa de futebol apresentou qualquer tipo de proposta nem a mim nem a ninguem ligado a ae, entidade á qual se deveriam dirigir; o que escrevem é falso e voces sabem disso. se essa equipa, ou qualquer outra, realmente existe tem esta segunda e terça para se dirigir à ae e ir comigo á fap tratar da sua inscrição; existe a possibilidade de prorrogar o prazo da inscrição até esses dias.
a parte mista do volei está este ano em vigor tendo 4 rapazes pedido para, impossibiltados de manter uma equipa própria, poderem treinar com a equipa feminina da faculdade, situação que a equipa de pronto aceitou.
o basket continua no mesmo registo de todos os outros desportos: se alguem estiver realmente interessado, a ae organiza. não podemos é organizar torneios de pes, como aconteceu no ano passado, para 4(!) pessoas ou ciclos de cinema para 5(!).
sabem quem eu sou e podem, quer no desportivo quer noutros assuntos, dirigir-se a mim e fazer propostas. nao devem esperar que os prazos acabem para dizer que nao foi feito. se querem fazer, digam.
filipe magalhaes
(é sempre bom assinar o que se escreve)
parece-me que tens uma visão muito errada dos economistas, apenas uma opinião. errada e desrespeitosa.
agora já existe prorrogação de prazos..veremos então se aparecerá a equipa...
Enviar um comentário